Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jardim da Cerveja



Ponto de encontro da elite piracicabana na segunda metade dos anos 1960, o "Jardim da Cerveja" foi um grande empreendimento que movimentou a gastronomia local. As fotos, foram tiradas neste restaurante, durante as solenidades do bicentenário da "Noiva da Colina" e pertencem ao álbum particular da escritora Ivana França de Negri.  As principais comemorações, posses e eventos eram realizados no "Jardim". (Edson Rontani Júnior)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011



Embrião da cidade de Águas de São Pedro em foto tirada no ano de 1935. A foto mostra a empresa Águas Sulfídricas de São Pedro S/A, erigida após o fracasso pela busca de petróleo na vizinha cidade. Representantes do governo estadual fizeram sua visita para conhecer o projeto da cidade prometida, na ocasião, como cidade de veraneio.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ademar de Barros em Águas de São Pedro


Foto de 1939, na qual aparece o governador Ademar de Barros (terno e chapéu pretos) ao lado de Octávio Moura Andrade, observando maquete do que seria a cidade de Águas de São Pedro. A cidade era rota dos Bandeirantes que partiam de Itu com destino a Araraquara, naquilo que era denominado na época como Caminho do Picadão. A estância de Águas de São Pedro foi fundada a 25 de julho de 1934, por Octavio Moura Andrade, quando da inauguração do Grande Hotel (hoje Grande Hotel São Pedro de propriedade do SENAC). O Governo do Estado criou, em 19 de junho de 1940, a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro. O município de Águas de São Pedro foi criado pela Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, emancipando-se de São Pedro. A instalação oficial ocorreu 2 de abril de 1949. (Edson Rontani Jr.)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outra dos "Cambitos"



Os jovens da foto também pensaram em mudar o mundo. Assim como pretendiam os Beatles. O tempo passou e ficou a nostalgia. Se o mundo sofreu influencia deles, a história é outra. José Roberto Rebelo, Manoel Sampaio de Mattos Filho, Abdo Maluf Germano e Arthur Rebocho formaram, em junho de 1966 (época da foto, de autoria de Cícero Correa dos Santos), o conjunto Os Cambitos, uma espécie de Beatles cover para animar clubes, bailes, formaturas e os tradicionais bailes de debutantes. Todos eram estudantes do segundo ano do científico do Sud Menucci. Era época da Jovem Guarda na qual muitos conjuntos brasileiros escolhiam nomes em inglês para conseguir um espaço no mercado. Já os “cambitos“ do grupo foi escolhido devido às pernas finas dos seus componentes. A foto foi cedida pela escritora Ivana Maria de Negri França. Um importante legado sobre os bailes de Piracicaba, em especial aqueles realizados no Clube Coronel Barbosa, é o livro “Noites de Pira – O Sonho da Boemia Piracicabana nos Anos 1960-1970” de autoria de Francisco Ferreira “Birimbau”, lançado em 2005 pela editora Komedi.  (Edson Rontani Júnior)