Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Região do Shopping Piracicaba




FOP – Foto tirada na primeira metade da década de 1970. Abaixo vê-se a construção da faculdade de odontologia da Unicamp. Uma área pouco povoada se levarmos em conta a parte superior da foto, repleta de moradias. Interessante é ver que o local mudou de forma radical. Em 1988 tivemos a instalação do Shopping Center Piracicaba ao lado da ponte, à direita. A própria ponte foi duplicada anos atrás, alterando o visual que possuía no registro fotográfico. Dentre outras mudanças, vemos o início da construção da Faculdade de Engenharia de Piracicaba e o local onde hoje está um posto de gasolina e um hotel, área que por muito tempo abrigou circos e parques de diversão. Até então, a única indicação era, para os piracicabanos, do trecho ser o início da “estrada que leva a Limeira”. Foto do acervo da Unicamp. (Edson Rontani Júnior)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Água da Beleza de Luiz de Queiróz

"Água Milagrosa" de L. Queiróz, vendida em Americana. Publicidade veiculada no jornal "Correio da Semana", há 99 anos atrás, mais precisamente em 1° de abril de 2014.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Politeama e o Comurba



Saudade e lembrança que não voltam mais. À esquerda, o Cine Politeama, situado na praça José Bonifácio, onde hoje está o Banco Itaú. Foto dos anos 1960. Na ocasião, era apresentado o filme "Robinson Crusoé", de Walt Disney. Ao lado, três prédios que, nos dias atuais, seriam tombados por sua arquitetura. Um deles era a empresa Inco. Ao fundo,o Comurba ainda em construção. Foto conseguida através do Facebook.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Segundo Grupo Escolar de Piracicaba




Moraes – A foto é de 1914. O prédio o continua o mesmo, porém as imediações não. Prédios despontaram aos seus lados e mudou a praça vista em primeiro plano. O edifício é, como denominado na época, o Grupo Escolar Moraes Barros, fundado em 5 de março de 1900 e que até 15 de junho do mesmo ano era conhecido como Segundo Grupo Escolar de Piracicaba. Homenageou Moraes Barros pela ajuda financeira dada por este piracicabano. O prédio, como conhecemos hoje, foi finalizado em 1903 custando esta etapa final cerca de 100 contos de réis aos cofres públicos. Comportava na ocasião perto de 1 mil alunos. Em 1916 tinha 823 alunos, sendo 413 meninas e 419 meninos. A direção da escola neste período ficou a cargo de José Martins de Toledo.  (Edson Rontani Júnior)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Engenho Central


Foto também captada no Facebook. Mostrando o Engenho Central em época indefinida.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Carroças no Mercado Municipal




São mais de 120 anos de construção do Mercado Municipal de Piracicaba. Desde o princípio ele ocupa o mesmo espaço no qual se encontra hoje, na área central da cidade. A foto, que aparenta ser dos anos 30, dá inveja aos consumidores atuais que, rotineiramente se estressam com a falta de vagas para seus veículos em qualquer uma das ruas que circundam este centro de compras. Também é interessante ver o estilo arquitetônico utilizado então. Cabe ressaltar que o prédio já não é mais o mesmo, notando-se nesta foto uma menor área ocupada diante daquela que conhecemos. Foto de acervo pessoal do autor deste blog. (Edson Rontani Jr.)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Comendador Pedro Morganti



Comendador Pedro Morganti, em busto existente no Aeroclube de Piracicaba, região que outrora sediou a Usina de Beneficiamento de Cana de Açúcar Monte Alegre. Hoje abriga a Oji Papéis Especiais, o próprio Aeroclube de um condomínio residencial. Outrora foi ponto de encontro da sociedade local, contando inclusive com a famosa capela cujo teto foi pintado por Alfredo Volpi. Morganti veio da Itália chegando a Santos com seus 14 anos. Nasceu em 1876 e faleceu em Piracicaba em 1941, aos 65 anos de idade. 


"Um bandeirante de Toscana" a biografia de Pedro Morganti. Leia mais clicando aqui.