Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

Animadores das noites piracicabanas


   Animadores da noite piracicabana. Assim foram várias personalidades que por aqui passaram. Animaram as noites de muitos casas, de muitas festas, de encontros e deixaram grande saudade. Um deles foi Antonio Carlos Coimbra, ou Pablo Coimbra, alcunha assumida durante a era dos CDs para atender um público amante das guarânias do interior deste Brasil. José Carlos Godoy Brasil, na foto (cedida pela escritora Ivana França Negri) perpetuou na "Noiva da Colina" o estilo propagado afora por Lafayette, Ken Griffin, Klaus Wunderlich e Ed Lincoln, entre tantos outros. Foi um artista muito bem conceituado não apenas em Piracicaba como em cidades próximas. Um tipo de apresentação artística que ainda resiste ao tempo, modernizada, mas que não sai de moda.

sábado, 23 de maio de 2015

Rótulo da caninha Tatuzinho é referência em livro de design



   O rótulo da Caninha Tatuzinho representa o Brasil no livro “World History of Design”, colocado a venda em abril passado, numa publicação da editora britânica Bloomsbury Academic. O rótulo da Caninha Tatuzinho, utilizada nas décadas de 1940 a 1960, pela Indústria D’Abronzo S/A, foi criada pela gráfica de Felício Rotundo, responsável também pelas embalagens utilizadas pela Kibon, fabricante de sorvetes.
   O livro é de autoria de Victor Margolin, professor emérito em história do desenho da Universidade de Illinois, Chicago, editor do jornal “Design Issues”. Seus livros envolvem o processo utilizado pelo ser humano para o desenho de quadros, objetos e ambientes internos e externos, além da exploração, história, teoria e crítica sobre o design.
   A Tatuzinho é uma marca que ultrapassou o século. Fundada em 1910 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo, teve seu nome propagado por seu filho Humberto D’Abronzo que vendeu o negócio no início dos anos 1970 para o grupo 3 Fazendas, situado em Rio Claro, que ainda hoje produz a caninha.
   A solicitação de utilizar o rótulo da Tatuzinho surgiu do próprio editor que encontrou um artigo do jornalista Edson Rontani Júnior originalmente publicado no Jornal de Piracicaba em outubro de 2006, o qual discorria sobre o marketing da empresa. O artigo foi republicado no blog do jornalista com o rótulo restaurado, após sua imagem ter sido cedida ao Memorial do Empreendedorismo situado na ACIPI, inaugurado em 2012, onde também pode ser visto.
   O jornalista foi contato por e-mail no primeiro semestre de 2013 e cedeu a imagem para a publicação. Rontani, que é neto de Humberto D’Abronzo, fundador da Tatuzinho, declara estar orgulhoso, pois além destacar uma tradição da família, leva para o mundo um ícone de Piracicaba que sobreviveu ao tempo, principalmente sendo apontado como referência o design de toda a América Latina.
   O livro pretende ser a bíblia do design principalmente pelo amplo conteúdo e pelo estudo aprofundado. Repleto de imagens, o autor discorre sobre o desenho desde a pré-história até os dias atuais. O livro é dividido em dois volumes, sendo o primeiro iniciado na pré-história finalizando na I Primeira Guerra Mundial. O segundo volume trata do design na União Soviética findando na II Guerra Mundial. É neste volume que são descritos os trabalhos da América Latina, envolvendo oito países, dentre os quais o Brasil.
   Ele tem cerca de 800 páginas. Não tem previsão de publicação no Brasil. Pode ser comprado em sites estrangeiros por valores que variam de 395 a 460 dólares (algo em torno de R$ 1.200,00).




sábado, 2 de maio de 2015

Nestor, do Circo Federico Orfei fala sobre o Dia do Trabalhador (1994)

Entrevista levada ao ar no dia 1º de maio de 1994 pela Rádio Alvorada A.M. de Piracicaba, feita pelo jornalista Edson Rontani Júnior. Nela, é entrevistado o domador de tigres Nestor, do Circo Federico Orfei, que naquela semana estava em Piracicaba. Nestor fala sobre a rotina de trabalho em pleno feriado nacional, quando as sessões aumentavam para atender ao público.