A Estação da Sorocabana (hoje Terminal Central de Integração de ônibus urbano de Piracicaba) foi explorada pela Cia. Ytuana (1877-1892), Cia. União Ytuana e Sorocabana (1892-1905), E. F. Sorocabana (1905-1971) e FEPASA (1971-c.1990).
O Ramal de Piracicaba tem extensão de 237,174 km, com inauguração ocorrida em 20 de fevereiro de 1877. O prédito atual foi construído em 1885.
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA. (Ralph Mennucci Giesbrecht)
O Ramal de Piracicaba tem extensão de 237,174 km, com inauguração ocorrida em 20 de fevereiro de 1877. O prédito atual foi construído em 1885.
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA. (Ralph Mennucci Giesbrecht)
5 comentários:
Esse local me tras bastante saudades, me lembro tempo de menino.da minha infancia ,até meus 26 anos morei na Rua XV de Novenbro 1109, em frente da Casa de Tintas Scudeller a 200 metros desse local. Ai brincavamos, Nico(filho do DR.Romeu Mazzari), Ricardo M. Nahas(medico) e Avari Perches Filho.Bons saudades!!!Rosni Cesar
Rosni - obrigado por sua manifestação. Saudade do tempo em que cidade criava motivos para nos lembrarmos no futuro.
Vivemos ótimos tempos na Riachuelo 1179, meu avô Orlando Pistolini, trabalhou ali, roubávamos mangas na casa do engenheiro da Sorocabana, nadávamos na caixa d'água de ferro onde se lavavam os vagões, fizemos muitas amizades. Robson Carvalho...
Vivemos ótimos tempos na Riachuelo 1179, meu avô Orlando Pistolini, trabalhou ali, roubávamos mangas na casa do engenheiro da Sorocabana, nadávamos na caixa d'água de ferro onde se lavavam os vagões, fizemos muitas amizades. Robson Carvalho...
Vivemos ótimos tempos na Riachuelo 1179, meu avô Orlando Pistolini, trabalhou ali, roubávamos mangas na casa do engenheiro da Sorocabana, nadávamos na caixa d'água de ferro onde se lavavam os vagões, fizemos muitas amizades. Robson Carvalho...
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