Páginas

domingo, 3 de junho de 2018

Faltou combustível em Piracicaba ....


Faltou combustível em Piracicaba. Não havia lenha para os trens da Sorocabana na cidade em 12 de março de 1954. O registro foi feito pelo jornalista Sebastião Ferraz no jornal "A Província", edição de 8 a 14 de janeiro de 1988, de onde foram tiradas estas fotos.

Naquele dia, os trens da Sorocabana não circularam. Faltou lenha para as caldeiras das locomotivas. Os carros que iam para Artemis, Charqueada e São Pedro ficaram parados, como este de numeração 453 que aparece na foto acima. Descansaram no pátio da Estação situada à avenida Armando de Salles Oliveira, onde hoje está o Terminal Central de Integração (TCI).

"Quando a notícia começou a se espalhar pela cidade, fomos a estação para saber o motivo da omissão oficial causadora da falta de lenha para movimentar os trens", relata S. Ferraz. A Sorocabana pertencia ao governo do Estado e seus trilhos cortavam a cidade vindos de Rio das Pedras até a estação central e daí para a Vila Rezende, onde existia outra estação, atravessando o rio Piracicaba pela Ponte Irmãos Rebouças. 

"A chefia da estação nos informou que, por falta de lenha, as composições ferroviárias, naquele dia, nem haviam sido informadas. E o motivo ? Ninguém sabia ou não queria abrir o bico. Um funcionário, no entanto, nos disse tratar-se de um fato inédito - nunca havia acontecido isso durante os seus 20 anos de serviço", relatou Ferraz.

No dia seguinte - 13 de março de 1954 - a circulação foi normalizada.



Nenhum comentário: