Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Igreja da Boa Morte



Foto do início do século passado, tirada a partir da praça situada no cruzamento das ruas Boa Morte com a Gomes Carneiro, de autoria da Foto Colombo. Por ela, não se consegue ter exatidão da época em que foi realizada, mas acredita-se que possa ser dos anos 1930. Mostra um típico jardim ao estilo inglês, comum na época vitoriana e que perdurou até os anos 1960 em muitas cidades do Brasil. Ao fundo, a Igreja da Boa Morte, existente até hoje, pertencente ao Colégio Dom Bosco/Assunção. Neste local, no século 19 foi instalado um dos primeiros cemitérios da saudade, por isso a rua é denominada Boa Morte. (Edson Rontani Júnior)

domingo, 20 de abril de 2014

Piracicabanos e os quadrinhos







Piracicaba sempre tem afinidade com a arte, o desenho, o humor gráfico. Muitos se embrenharam nesta área da cultura, embora se tornassem famosos por se exporem na pintura à óleo, na escultura, arquitetura e outros. O desenho em quadrinho chama a atenção por Piracicaba ter sido o berço de muitos artistas como Ivan Saidenberg, aqui nascido em 1940 e falecido em 1990. Trabalhou para as principais editoras dos anos 1960 como a Taika, Penteado, Outubro e La Selva, grande expositoras do verdadeiro quadrinismo brasileiro. Por mais de dez anos desenhou, pela Editora Abril, as personagens dos Estúdios Walt Disney, como Peninha, Zé Carioca, Pato Donald, Morcego Verde e outros. A reprodução aqui estampada foi publicada inicialmente pela EBAL (Editora Brasil América Ltdª., sediada no Rio de Janeiro). É obra de outro piracicabano, Edson Rontani, que fez as capas das revistas Batman de janeiro de 1965 (depois reaproveitada em maio de 1974) e também a capa da revista Superman de janeiro de 1965. (Edson Rontani Júnior)

sábado, 12 de abril de 2014

Juvenil do Palmeirinha



Foto enviada pelo carioca Carlos Alberto Silva que morou em Piracicaba nos anos 1950. Registro pessoal que ele possui do time juvenil do Palmeirinha, o Clube de Regatas Palmeiras, situado no Bairro Alto.
Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido por Coutinho, aparece agachado na foto. Jogou no Santos durante a "era Pelé". Foi considerado o melhor parceiro que o Rei já teve. Nasceu em Piracicaba em 1943. Curta nossa página no facebook.com/fotoeahistoria. (Edson Rontani Júnior)

terça-feira, 8 de abril de 2014

O Diário de Piracicaba - 6 de janeiro de 1935 - edição número 1

Dia 6 de janeiro de 1935. Circulava a primeira edição de "O Diário de Piracicaba". Em foto que reproduz sua capa, pertencente ao Instituto Martha Watts, vemos uma apresentação simples, com um pequeno editorial à esquerda, canto superior, publicidade do Banco do Brasil do outro lado e largos espaços em branco com publicidade sobre a marca Philco. A publicidade destacava os representantes exclusivos "nesta zona", ou seja "A Musical" de Pousa Godinho & Irmão, cujo estabelecimento comercial ficava na rua Moraes Barros n°. 125.


A apresentação situada à esquerda, canto inferir, relata :

"Surgindo para a publicidade, o DIÁRIO DE PIRACICABA reitéra o que proclamam os boletins em que se annunciou o seu apparecimento: - é um orgam independente e sem matiz partidario. Accrescenta, embora se lhe afigure superfluo, e possa parecer a trivial repetição formalística de uma velha chapa, que vem trabalhar pelo interesse público em geral e, particularmente, pelo da terra que lhe dá o nome.

Os recursos do DIARIO DE PIRACICABA são e serão, exclusivamente, os que lhe possam oferecer os seus proprietarios, e os provindos da ajuda de seus annunciantes e assignantes - o que constitue, de certo, condição essencial da sua vida, tal como lhe traçou o rumo. Esta independencia, dando-lhe liberdade de opinião, seja em que terreno fôr, lhe permittirá manter-se como de seu intransigente proposito, rigososamente equidistante dos partidos políticos, quer municipaes, estaduaes ou nacionaes, de modo a tratai-os com imparcialidade e justiça, observando-lhes a actividade pelo mesmo prisma e joeirando-lhes os feitos pelo mesmo crivo.

Excusando dizer, em seguida a isto, que, inconfundíveis os conceitos de imparcialidade e da neutralidade, o DIARIO DE PIRACICABA, sem jamais abandonar a primeira, não cahirá nesta última, pois tanto se equivaleria á renúncia de seu direito de crítica, que tem por inauferível e, sobretudo, indispensavel na imprensa.

Nestas poucas palavras se resumem uma apresentação e um programma. Creiam os leitores na lealdade de uma e na sinceridade de outro, seguro de que não terão motivo de desapontamento."


sexta-feira, 4 de abril de 2014

50 anos do Comurba




Foto do Comurba em construção. Ainda eram cinco andares do então denominado Edifício Luiz de Queiróz. Data não definida. Foi tirada a partir da rua São José próximo à fonte da praça José Bonifácio. A denominação do prédio segue situação em que a criação incorpora o criador. Assim como os bairros Balbo e Cecap (Companhia Estadual de Casas Populares, atual CDHU) foram nomes de projetos residenciais ou de suas construtoras, o Comurba também teve este apelido devido à sua construtora, a Companhia de Melhoramentos Urbanos. O Comurba tinha 15 andares. O prédio todo caiu às 13h35 do dia 6 de novembro de 1964, fato que completa seu cinquentenário este ano. Foram 41 pessoas mortas devido ao desabamento. Veja mais no Facebook em facebook/fotoeahistoria. (Edson Rontani Júnior)