Páginas

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

De um tempo que não volta ...

 Edson Rontani Júnior – jornalista e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba

Semana passada veiculamos nas mídias sociais do IHGP um vídeo conseguido no Tik Tok. Durava pouco mais de dois minutos. Originalmente foi gravado em VHS e mostrava o passeio de alguém nas ruas e avenidas de Piracicaba nos anos 1980. Como provocação, o título foi “Assim era o Google Street View nos anos 80”.

Parece ser algo banal, mas este vídeo ajudou a remexer a massa cinzenta de muita gente que hoje beira os 50 anos de idade e que viveu a década de 1980 com sua efervescência cultural. Falar que a vida era mais difícil financeiramente para esta geração ninguém, falou. E era, embora muitos fossem ainda jovens e sequer tinham a preocupação de sustentar um lar, numa época na qual a inflação chegava aos 80% ao mês (!!!).

Mas muitos lembraram como era acolhedora nossa “terrinha”. O vídeo apresentava um passeio rápido pela Governador Pedro de Toledo e muitos se lembraram da Lobrás, a Lojas Brasileiras, umas das primeiras lojas de departamento, verdadeiro shopping center para a época. Tal loja, situada entre a Dom Pedro II e a Rangel Pestana, meio da Governador no lado direito, tinha de tudo: roupas, revistas, LPs, alimentos, presentes e até uma lanchonete no fundo onde era possível sentar-se logo no balcão e comer um x-salada ou um bauru ... nada mais. Eram os hamburgers da época. A Lobrás era a loja do tipo em que você dizia à vendedora : “só vim dar uma olhadinha” e ela a seguia por todos os corredores. Daí você ia na seção de balas e pegava uns 100 gramas Chita hortelã e saia desconcertado.

O mais criativo foram os comentários sobre o vídeo. Uns lembraram da Portalarga, tradicional loja do comércio local, da família Maluf que vestiu por quase um século o piracicabano. Outros lembraram do Kraide Magazine situado embaixo do Clube Coronel Barbosa na praça José Bonifácio. O vídeo teve até a última quinta-feira 180 mil interações (orgânicas).

Estes pensamentos nos levaram a viajar no tempo e lembrar do Shopping Center Ziliat, da família Petrin. Como era gostoso, antes da aula noturna, parar e comer um prato executivo, ver a fonte instalada no centro deste “mallzinho” e sentir-se feliz por a cidade possuir um shopping mesmo que ele fosse uma pequena galeria. O local abrigou nos anos 1930 um cinema, depois foi a fábrica de Balas Atlante e mais recentemente uma papelaria e um supermercado.

O vídeo também lembrou de lojas como A Musical da família Pousa, a Brasserie dos Lescovar, o Shopping Cidade Alta, O Cacau do Basso Rolim, da Galeria Brasil quando ainda era um atrativo noturno aos finais de semana... Os mais antigos ainda irão se lembrar do seu Balacini na Banca Gianetti bravo com as pessoas que folheavam jornais e revistas e saiam sem comprar nada. Ou ainda os potes que enchiam os olhos dos petizes do seu Passarela na loja situada ao lado esquerdo do Cine Politeama.

Mas, o vídeo referido no início do texto nos remete à uma mudança cultural provocada pela TV que então despontava como sucesso a Xuxa, “Rainha dos Baixinhos”, num período pré “Amigos” em que três duplas sertanejas criaram um rumo para a cultura musical tomando uma cerveja que hoje é jogada ao ostracismo por todos. Aliás, os anos 80 trouxeram consigo a formação de um gênero conhecido por “new wave” na música, com expoentes como Gang 90 e as Absurdetes, João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Léo Jaime, Lulu Santos, Kid Abelha e Seus Abóboras Selvagens, Ira !, Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso etc etc etc ...

As imagens são nostálgicas. Mostram locais que se foram. Espaços mágicos nos quais vivemos, os quais nos trazem à memória pessoas que já partiram. Períodos especiais de nossa vida. Saudade ... de um tempo que não volta mais ...

Visualize o vídeo clicando aqui

(Publicado no Jornal de Piracicaba de 30 de agosto de 2023 e na Tribuna Piracicabana de 09 de setembro de 2023)

Nenhum comentário: