Páginas

domingo, 1 de novembro de 2015

Palavrões, murros e pontapés na sessão da Câmara de Vereadores





O Diário de Piracicaba, edição de 8 de dezembro de 1953.

Deu sujeira o projeto de concessão para tratamento de lixo ... Ratificada a elevação de Charqueada a município ... Aprovadas contas do ex-prefeito Aldrovando Fleury ...

Feios incidentes ocorreram durante a sessão de ontem de nosso Legislativo. Houve insultos, palavrões, murros e pontapés. Um espetáculo deprimente que atingiu ao máximo daquilo que não se podia esperar, em matéria de desalinho, de um Legislativo. 

É com  mágua que o redator destas notas se vê obrigado a registrar os lamentáveis acontecimentos que infelizmente se repetem de uma regularidade altamente desabonadoras para a Câmara e que destoam, gritantemente, dos nossos fotos de cidade culta e ordeira. Nunca esperávamos, no entanto, ter que escrever que, depois de baixarem alguns edis a insultos pessoais, se pegasssem a pontapés e murros, fazendo da força física o último argumento, como qualquer moleque de rua.
Afinal, os que têm assento nas cadeiras da Câmara Municipal, lá estão representando o povo. Quando agem, portanto, não agem por si sós: envolvem aqueles que, nas urnas, lhes delegaram poderes para os representar. E não foi para transformar as Câmaras em assembléia de discussões de assuntos pessoais, em rinhas de brigas de galo ou ainda em tablados de luta de box que o povo votou e que os municípios, os Estados e Nação arcaram com pesado onus das eleições.

É triste, tristíssimo o acontecimento de ontem. E não será agindo como vêm agindo, que os homens investidos do direto de legislar para e pelo povo defenderão os direitos destes. Nem será assim que se prestigiará o regime que lhes possibilitou o cargo em que se encontram - e que,m sendo uma regime de liberdade, até o direito e agir errado lhes assegura.

Como em tudo o que acontece neste mundo, há lições que servem as ocorrências desta natureza para meditação dos eleitores e, principalmente, dos órgãos incumbidos de indicar candidatos. Que assim seja.

Nenhum comentário: