Páginas

domingo, 11 de março de 2018

José Ferraz de Camargo

   José Ferraz de Camargo era filho de José Ferraz de Camargo e Maria da Annunciação Camargo. Nasceu em Itu, no dia 18 de outubro de 1822 e faleceu em 27 de novembro de 1894. Veio a Piracicaba com oito anos.
   Ainda rapaz entrou para o serivço de lavoura como feito no sítio de Ignácio Ferreira e depois passou para o sítio do tenente Chicano onde administrava um parente seu e mais tarde, trabalhou como feito no engenho do Monte Alegre ganhando cerca de 100 réis por dia.  No Monte Alegre trabalhou sem nunca faltar.
   Em 1834, casou-se em Capivari com Gertrudes Ferraz de Campos e começou a administrar o sítio da sogra. Ficou pouco naquela cidade indo administrar o Engenho d'Água Santa, de propriedade do dr. Bento de Barro, mais tarde Barão de Itú. Durante esta administração falece seu pai e então ele comprou a parte que pertencia aos irmãos do sítio de seu pai, dirigido anos mais tarde por seu neto José Barboza Ferraz. Deixa então o Engenho d'Água Santa. Começou a dedicar-se a sítio seu sendo considerado um lavrador de muita aptidão. Residiu sempre nesta sua propriedade e só depois de idoso passou a morar na cidade.
   Foi um dos mais influentes e respeitados chefes do Partido Liberal e, em consequência, exerceu muitos cargos de confiança do governo, sendo por isso nomeado tenente-coronel da Guarda Nacional e mais tarde coronel reformado durante a República.
   Na sua vida de família passou por vários entraves inclusive enviuvando-se por quatro vezes, vencendo sempre estas vicissitudes.
   Era temperamental, com costumes reservados, pouco expansivo na linguagem. Sabia tão bem levar a vida familiar que os filho eram bons enteados e as madrastas mito estimadas por eles de tão boas mães que foram para com os filhos de Camargo.
   Faleceu em Piracicaba aos 82 anos com mais de 40 filhos.
   Com Gertrudes Ferraz de Campos, sua primeira esposa, teve os filhos Anna Ferraz de Camargo, Antonio Ferraz de Camargo, Ambrosina Ferraz de Camargo, Gertrudes Ferraz de Camargo e José Ferraz de Camargo.
   De seu segundo casamento com Antonia de Sampaio, filho de Manoel Soares Ferraz de Sampaio, teve: Manoel Ferraz de Camargo, Maria Ferraz de Camargo, Francisca Ferraz de Camargo e Francisco Ferraz de Camargo.



   Em seu terceiro casamento, com Francisca de Oliveira, filha, de Marcelino José Pereira e Antonia Rodrigues Leite, teve: Antonia Ferraz de Camargo, Maria Izabel Ferraz de Camargo, Alfredo Ferraz de Camargo, José Henrique de Camargo e João Baptista de Camargo.
   Do seu quatro casamento - com Eulália de Lacerda, filha do coronel Joaquim de Oliveira Lacerda de Rita de Oliveira - teve: Maria do Carmo Ferraz de Camargo, Maria Rita Ferraz de Camargo, Maria Eulália Ferraz de Camargo e Maria Flora Ferraz de Camargo.
   O "Almanak de Piracicaba para o Anno de 1990", de onde foi compilado este artigo, ressalta que "deixamos de nomear os recém-nascidos e os que faleceram na meninice os quaes junctos com os ácima citados perfaria uns 40 filhos; ainda uma vez queremos tributar a memoria do venerado patriarcha a homenagem que merecem as suas virtudes".

4 comentários:

fabdo disse...

Olá, saberia me dizer com quem Gertrudes Ferraz de Camargo se casou? Se teve filhos e dados de sua família? Agradeceria muito se tivesse essas informações, pois estou tentando descobrir a história de minha família.

Edson Rontani Júnior disse...

Fabdo são as únicas informações que temos disponíveis até o momento.

Ivo Lopes disse...

Gertrudes Ferraz de Camargo casou-se com Manuel Morato de Barros

chnehring disse...

Fabdo também sou descendente do Cel. José Ferraz de Camargo, através de minha avó Noêmia Barbosa Ferraz Nehring, acho que a resposta a sua dúvida está aqui, abraços: https://www.genealogieonline.nl/petroucic-genealogy/I195655.php