O rótulo da Caninha Tatuzinho representa o
Brasil no livro “World History of Design”, colocado a venda em abril passado,
numa publicação da editora britânica Bloomsbury Academic. O rótulo da Caninha
Tatuzinho, utilizada nas décadas de 1940 a 1960, pela Indústria D’Abronzo S/A,
foi criada pela gráfica de Felício Rotundo, responsável também pelas embalagens
utilizadas pela Kibon, fabricante de sorvetes.
O livro é de autoria de Victor Margolin,
professor emérito em história do desenho da Universidade de Illinois, Chicago,
editor do jornal “Design Issues”. Seus livros envolvem o processo utilizado
pelo ser humano para o desenho de quadros, objetos e ambientes internos e
externos, além da exploração, história, teoria e crítica sobre o design.
A Tatuzinho é uma marca que ultrapassou o
século. Fundada em 1910 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo, teve seu
nome propagado por seu filho Humberto D’Abronzo que vendeu o negócio no início
dos anos 1970 para o grupo 3 Fazendas, situado em Rio Claro, que ainda hoje
produz a caninha.
A solicitação de utilizar o rótulo da
Tatuzinho surgiu do próprio editor que encontrou um artigo do jornalista Edson
Rontani Júnior originalmente publicado no Jornal
de Piracicaba em outubro de 2006, o qual discorria sobre o marketing da
empresa. O artigo foi republicado no blog do jornalista com o rótulo restaurado,
após sua imagem ter sido cedida ao Memorial do Empreendedorismo situado na ACIPI, inaugurado em
2012, onde também pode ser visto.
O jornalista foi contato por e-mail no
primeiro semestre de 2013 e cedeu a imagem para a publicação. Rontani, que é
neto de Humberto D’Abronzo, fundador da Tatuzinho, declara estar orgulhoso,
pois além destacar uma tradição da família, leva para o mundo um ícone de
Piracicaba que sobreviveu ao tempo, principalmente sendo apontado como
referência o design de toda a América Latina.
O livro pretende ser a bíblia do design
principalmente pelo amplo conteúdo e pelo estudo aprofundado. Repleto de
imagens, o autor discorre sobre o desenho desde a pré-história até os dias
atuais. O livro é dividido em dois volumes, sendo o primeiro iniciado na pré-história
finalizando na I Primeira Guerra Mundial. O segundo volume trata do design na
União Soviética findando na II Guerra Mundial. É neste volume que são descritos
os trabalhos da América Latina, envolvendo oito países, dentre os quais o
Brasil.
Ele tem cerca de 800 páginas. Não tem
previsão de publicação no Brasil. Pode ser comprado em sites estrangeiros por
valores que variam de 395 a 460 dólares (algo em torno de R$ 1.200,00).
Artigo do
Jornal de Piracicaba - http://fotoeahistoria.blogspot.com.br/2014/07/o-marketing-perpetuado-por-um-tatuzinho.html
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