Páginas

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Clubes e teatros em Piracicaba

 Edson Rontani Júnior, jornalista e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba

Houve um tempo em que os clubes sociais serviam de passarela para a sociedade. Eram nestes que ocorriam os bailes, carnavais, casamentos, festividades... Muitas vezes, restritas à elite.

Até décadas atrás, famílias abastadas realizavam seus eventos familiares em clubes ou centros poliesportivos públicos da cidade, como o Coronel Barbosa ou o Ginásio Waldemar Blatkauskas. Não era ostentação. É que não havia outro espaço para abrigar centenas de pessoas na mesma ocasião.

Com o tempo, os Clubes Sociais adotaram também o nome Recreativo, oferecendo espaço a céu aberto, como quiosques, churrasqueiras, piscinas e outros atrativos.

Aos poucos, tivemos uma mudança na sua concepção. Tornaram-se acessíveis às diversas camadas sociais. Entraram em condomínios fechados que atualmente possuem piscinas, quadras de tênis e futebol, playground e ... olhaí de novo ! ... churrasqueiras coletivas. Piracicaba tem hoje os remanescentes daqueles clubes que outrora foram feitos para abrigar até dois milhares de pessoas. O Teatro São José chegou a ter dois mil assentos. Na esteira, surgiram os centros criados pelo Serviço S, como o Sesc, Sesi e Sest/Senat, cada qual para sua categoria profissional.

Num passado não tão remoto, foi possível curtir a piscina ou os carnavais no Nauti Clube Bela Vista, no bairro Itaperu-Guaçú, assim como pegar um bronzeado na piscina da sede campestre do Clube Coronel Barbosa em condomínio fechado logo após Artemis. E já que falamos da Rodovia Geraldo de Barros, por que não lembrar do Thermas Water Park, da família Andrade? Surgiu numa época em que os “Amigos” sertanejos estavam revolucionando a música brasileira, alavancados pela cerveja Bavária e pela Rede Globo. Fez sucesso. Abarrotou a SP-304 lá por volta de 1988 quando se apresentaram no espaço nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro & Leonardo. Não era para menos. O engavetamento para acesso o Park era quilométrico.

Mas de um passado recente para um mais distante. Os clubes sempre deram o ar da graça em Piracicaba. De forma curta e grossa, o “Almanak de Piracicaba para o Anno de 1900” diz que em 9 de novembro de 1867 “dá o seu primeiro baile o Club Semcerimonia”. Isso, portanto, há 156 anos atrás. Na época, nem se sabia o que era o cinema, o rádio, a internet... As pessoas saiam de casa para buscar prazer, entretenimento e sociabilidade.

Os Clubes sempre foram pontos de encontro da sociedade. E não apenas para festividades.

No Teatro Santo Estêvão, citemos duas situações. A convulsão local na Revolução de 1932 teve nele seu ponto de concentração. Alberto Vollet Sachs secretariou a primeira reunião que conseguiu 200 voluntários para a frente de batalha, os quais partiram em 16 de julho de 1932. Não à toa, o Monumento ao Soldado Constitucionalista situa-se à praça José Bonifácio (então praça 7 de Setembro), de onde partiram os voluntários. Outra citação é que a Associação Comercial teve seu embrião discutido e criado no Santo Estevão, 90 anos atrás.

Ainda hoje reverenciado pela população, o Santo Estêvão tinha pinturas em seu interior que evocam o supra sumo da arte. Na reforma patrocinada pelo Barão de Rezende no início do século passado, Bonfiglio Campagnolli foi contratado para realizar os motivos decorativos de seu interior, unindo-se às obras anteriormente feitas por Joaquim Miguel Dutra. O Estêvão foi demolido em 1953.

Ele foi o primeiro cinema permanente da cidade. A partir de 1908 passou a ter exibições regulares, propriedade de José Claes. O cinema no início era de responsabilidade da Santa Casa, proprietária do projetor. Em seguida passou para Ribeiro de Magalhães e depois para Claes, tendo a denominação de “Theatro Cinema” de 1910 a 1914, quando passou a ser administrada pela Claes & Companhia.

A arquitetura também teve sua contribuição para clubes e teatros. Orlando Carneiro – requisitado profissional da construção – foi o responsável pelas obras do Teatro São José, Clube Piracicabano além de reformas da Santa Casa e do Hotel Central.

Os palcos locais eram tão movimentados que Piracicaba também “exportou” artistas. Uma foi Maria Pepa Delgado (1887/1945), que passou por muitos palcos locais tanto pessoalmente quanto pelo celuloide. Na década de 1900 era uma das principais artistas da Casa Edison do Rio de Janeiro. A lenda diz que chegou a ser confundida como se tivesse origem espanhola, mas era piracicabana da gema. Gravou cerca de 40 títulos de sucesso na época em que os discos traziam apenas duas músicas e rodavam em 78 RPM. Em 1908 estrelou com João de Deus o filme “Sô Lotero e Siá Ofrásia com seus produtos na exposição”. Uma curiosidade rara de se encontrar.

O teatro também foi onde o público estava. É o que ocorreu com o Circo Teatro Piranha de Waldemar “Piranha” Dias (1928/1992). Tinha no circo sua família a exemplo do que fez o Veneno, outro circense local. Esposa, filhas, genros e neta formavam a trupe que percorria cidades. Esteve ativo até 2003. E assim, o show deve continuar !


Nenhum comentário: