Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

110° ano de falecimento de Prudente de Moraes



1902 - Morre Prudente de Morais

"Enquanto cá fora o mundo político turbilhonava nas suas mutações imprevistas e a imoralidade sem peias campeava no poder, no seu tranqüilo retiro de Piracicaba, cercado dos filhos, únicos amigos que lhe restaram fiéis, o venerando primeiro presidente civil da República extenuava-se em uma agonia acabrunhadora e lenta... Paz à sua alma!"
Jornal do Brasil

O ex-presidente Prudente de Morais morreu vítima de tuberculose. Ele estava na companhia da família, em sua casa no interior de São Paulo. Prudente José de Morais e Barros nasceu na cidade paulista de Itú, no dia 4 de outubro de 1841. Formado em Direito, começou sua carreira política em Piracicaba, como vereador. Ainda no Império, elegeu-se deputado. Declarando-se republicano, defen deu o abolicionismo e o federalismo, ascendendo politicamente após a proclamação da República. Chegou a governador de São Paulo, passando posteriormente ao Senado, onde presidiu a Constituinte de 1891.
Nesse ano, disputou a Presidência pela primeira vez, e acabou vencido por Deodoro da Fonseca. Em 1894, concorreu novamente ao poder e derrotou Floriano Peixoto.
Governou o Brasil até 1898. Já doente, entregou o cargo a Campos Salles, encerrou a carreira política, e retornou para o interior paulista, onde viveu seus últimos anos exercendo a advocacia.

O governo Prudente de Morais - A gestão de Prudente de Morais (1894-1898) não foi pacífica. Além de turbulências políticas advindas da oposição de florianistas e monarquistas, teve na Guerra de Canudos (1896-1897), no sertão da Bahia, sua fase mais tensa.
Com a vitória do exército em Canudos e uma fracassada tentativa de atentado contra sua vida dias depois, Prudente de Morais chegou com grande popularidade ao fim de seu mandato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo trabalho de pesquisa.
Gosto muito do blog.