Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Gumercindo Duarte


   Piracicaba acaba de perder um dos últimos pintores acadêmicos, Gumercindo Lourdes Duarte. Há pouco tempo, Piracicaba perdeu dois outros grandes artistas: Álvaro Paulo Sêga e Olavo Ferreira da Silva.
   Gumercindo Duarte foi um dos maiores letristas e decoradores da cidade. Não tinha igual. Muitas mansões de Piracicaba têm os seus decorativos.
   Formado em pintura pela escola Profissional de Rio Claro, aqui em Piracicaba se aperfeiçoou com um grande mestre. Além de grande letrista, dedicava-se também à pintura a óleo, tendo alcançado a celebridade e fama como seria de se desejar. Foi um grande artista, com uma visão extraordinária das coisas, um raro sentimento de beleza e uma interpretação do meio piracicabano como ninguém picturalmente revelou ainda com tamanha pujança.
   Há um estilo brasileiro inequívoco em seus quadros de profundeza que nenhum grande artista estrangeiro conseguiria traduzir. Esta influência da terra, certamente inconsciente, manifestou-se pelo seu amor à nossa cidade, modificou completamente o seu colorido, tornando-o mais claro, mais brilhante, mais solar.
   Dentre ao inúmeros prêmios que Gumercindo Duarte conquistou, destacamos: Prêmio “Adelino Marrucci”, 1º Premio, em 1978 do Salão de Belas Artes de Piracicaba; Prêmio Prefeitura de Piracicaba, em 1970, e muitos outros. Estão desaparecendo nossos artistas acadêmicos.

Edson Rontani em materia publicada no “Jornal de Piracicaba” de 29 de dezembro de 1992

Nenhum comentário: