Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Museu Luiz de Queiróz - ESALQ


Fachada do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo, situada no campus Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz), em Piracicaba, interior paulista. Antes de virar museu, era a casa de moradia do diretor da Esalq, feita entre os anos de 1943 a 1945.

A idéia deste prédio surgiu do professor José de Mello Moraes. Embora o projeto da construção fosse de valor elevado, o discurso do professor Mello Moraes legitimava a grandeza da obra tomando como referencial os prédios das universidades norte americanas. Essa inspiração pode ser notada nos aspectos arquitetônicos da fachada frontal do edifício, que nos remetem a arquitetura colonial das fazendas no sul dos Estados Unidos. 

Por longos anos, a casa serviu para abrigar convidados da Esalq, provenientes de várias parte do país, que não encontravam em Piracicaba um hotel ou hospedaria dignos de recebê-los.

O prédio deixa de ser utilizado como casa do diretor em 1990. O Museu da Esalq, criado, em 1984, procurava desde então espaço para a manutenção de seu acervo.

Foto : Edson Rontani Júnior

Nenhum comentário: