Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

Instituto Baroneza


Instituto Baroneza de Rezendes, fundada em 1922 e que ainda funciona no mesmo local da foto, cruzamento da avenida Barão de Serra Negra com a avenida Dona Lídia, Vila Rezende, Piracicaba. A edificação está com apresentação diferente da foto acima. A instituição é administrada pelas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. A história relata sua fundação por iniciativa da madre Francisca Lampel, originária de Gaz, cidade da Áustria.

O site do Instituto dá mais detalhes históricos:
No dia 19/03/1922, enviadas pela Superiora Geral, cinco irmãs se despediram da bela Áustria, dirigindo-se para o Brasil, Piracicaba - SP, a fim de fundar o Instituto Baroneza de Rezende - 1a. escola doméstica para as jovens da época, atendendo a um pedido da filha dos Barões de Rezende: Dona Lídia de Souza Rezende - mulher de grande visão e cultura.
Os resultados do empenho das Irmãs fundadoras e de todas as outras, que depois passaram pelo Instituto Baroneza de Rezende, nestes 81 anos de história, são comprovados, hoje, pelos alunos, professores, coordenadoras e por toda a comunidade piracicabana, que se beneficia com uma educação baseada, acima de qualquer outra coisa, na pedagogia do amor. "A educação que oferecemos procura transmitir não apenas conhecimentos intelectuais, mas também valores morais e cristãos".
Toda semente plantada em solo fértil e cuidada com carinho é capaz de morrer, crescer, florescer e dar frutos. Esse é o caso da Congregação das Irmãs F.I.C., hoje presente em quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, e Missão na Costa do Marfim - África.

Nenhum comentário: