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sábado, 23 de maio de 2015

Rótulo da caninha Tatuzinho é referência em livro de design



   O rótulo da Caninha Tatuzinho representa o Brasil no livro “World History of Design”, colocado a venda em abril passado, numa publicação da editora britânica Bloomsbury Academic. O rótulo da Caninha Tatuzinho, utilizada nas décadas de 1940 a 1960, pela Indústria D’Abronzo S/A, foi criada pela gráfica de Felício Rotundo, responsável também pelas embalagens utilizadas pela Kibon, fabricante de sorvetes.
   O livro é de autoria de Victor Margolin, professor emérito em história do desenho da Universidade de Illinois, Chicago, editor do jornal “Design Issues”. Seus livros envolvem o processo utilizado pelo ser humano para o desenho de quadros, objetos e ambientes internos e externos, além da exploração, história, teoria e crítica sobre o design.
   A Tatuzinho é uma marca que ultrapassou o século. Fundada em 1910 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo, teve seu nome propagado por seu filho Humberto D’Abronzo que vendeu o negócio no início dos anos 1970 para o grupo 3 Fazendas, situado em Rio Claro, que ainda hoje produz a caninha.
   A solicitação de utilizar o rótulo da Tatuzinho surgiu do próprio editor que encontrou um artigo do jornalista Edson Rontani Júnior originalmente publicado no Jornal de Piracicaba em outubro de 2006, o qual discorria sobre o marketing da empresa. O artigo foi republicado no blog do jornalista com o rótulo restaurado, após sua imagem ter sido cedida ao Memorial do Empreendedorismo situado na ACIPI, inaugurado em 2012, onde também pode ser visto.
   O jornalista foi contato por e-mail no primeiro semestre de 2013 e cedeu a imagem para a publicação. Rontani, que é neto de Humberto D’Abronzo, fundador da Tatuzinho, declara estar orgulhoso, pois além destacar uma tradição da família, leva para o mundo um ícone de Piracicaba que sobreviveu ao tempo, principalmente sendo apontado como referência o design de toda a América Latina.
   O livro pretende ser a bíblia do design principalmente pelo amplo conteúdo e pelo estudo aprofundado. Repleto de imagens, o autor discorre sobre o desenho desde a pré-história até os dias atuais. O livro é dividido em dois volumes, sendo o primeiro iniciado na pré-história finalizando na I Primeira Guerra Mundial. O segundo volume trata do design na União Soviética findando na II Guerra Mundial. É neste volume que são descritos os trabalhos da América Latina, envolvendo oito países, dentre os quais o Brasil.
   Ele tem cerca de 800 páginas. Não tem previsão de publicação no Brasil. Pode ser comprado em sites estrangeiros por valores que variam de 395 a 460 dólares (algo em torno de R$ 1.200,00).




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