Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

Piracicaba - A Florença brasileira


Mais uma luxuosa obra de autoria do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto acaba de ganhar vida. Trata-se de 'Piracicaba, a Florença Brasileira – Belas Artes Piracicabanas', título com 242 páginas que engrossa o rol de odes literárias dedicadas à cidade por ele. Desta feita, o autor, que em outras “expedições” já celebrou o rio e o dialeto caipiracicabano, se debruça sobre telas, esculturas, afrescos, entalhes, histórias e o legado de artistas plásticos filhos da terra e/ou com vínculos históricos com o município.

A apresentação do título foi na Pinacoteca Municipal 'Miguel Dutra', espaço cultural que leva o nome do artista plástico mais conhecido como Miguelzinho Dutra (1812-1875), o pintor histórico que puxa a fila de homenageados no livro, que é trilíngue (Português, Inglês e Italiano).

A partir desta “pedra fundamental”, a publicação repassa obras e pequenas biografias de outros nobres membros da casta Dutra (Archimedes, Joaquim, Antônio de Pádua, Alípio, João), de pintores como Almeida Júnior, Antônio Pacheco Ferraz, Renato Wagner, Joca Adâmoli, Frei Paulo de Sorocaba, de artistas contemporâneos.

Também cita a instituição da própria Pinacoteca, do Salão de Belas Artes, da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (Apap) e outros eventos/espaços culturais consolidados na cidade.

No prefácio, Elias Netto, que é autor de mais de 25 livros, diz que a obra é “o mais dramático desafio literário de sua vida”, pois exigiu dele a “audácia de mergulhar no profundo e insondável mistério da arte”. E depois justifica o nome da publicação: “Chamaram-nos de 'A Florença Brasileira', a metáfora para tentar explicar os tesouros artísticos que começavam a brotar do pequeno torrão sertanejo”.

Segundo Marcelo Fuzeti Elias, presidente do ICEN e filho do autor, o livro terá uma tiragem inicial de três mil exemplares. “Ele será distribuído em eventos, em palestras, em escolas públicas, Bibliotecas e outros espaços culturais”, comenta. O título também será vendido a R$ 50,00 em bancas de jornal, na livraria Nobel e na página do ICEN no Facebook (icen.org.br).

Nenhum comentário: