Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Lago John ou João


   Foto do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Possível ano de 1986. Autor ignorado. O registro fotográfico foi tirado talvez da região do bairro Castelinho, mostrando ao fundo Piracicaba em sua região central. À esquerda a região da Rua do Porto, ao centro um lago conhecido por Lago do João (João Herrmann Neto) por uns e lado John Lennon por outros, possuir o formato de J (incline a cabeça para a esquerda para notar), e à direita o prédio em construção do Centro Cívico, idealizado na segunda gestão do prefeito Adilson Benedito Maluf.

   Note-se alguns detalhes:
   - A Rua do Porto delimitava-se apenas à ela mesma, ou seja, a rua que beirava a margem esquerda do Rio Piracicaba. O complexo gastronômico era pequeno na época. Depois acabou invadindo também a avenida Alidor Pecorari e tomando a região ribeirinha com a construção do Projeto Beira-Rio patrocinado pela Petrobrás.
   - O Lago da Rua do Porto era totalmente aberto. Por anos, recebeu o descaso da administração pública, conhecido como uma grande pântano sem tratamento. O Parque de Lazer prefeito João Herrmann Netto foi construído mais tarde.
   - O Centro Cívico, pretendido pela administração Maluf abrigaria uma série de entidades. Quando assumiu em 1989, o prefeito José Machado transferiu para lá os setores administrativos da Prefeitura, antes ocupando espaço na praça dos Três Poderes, hoje sediando na sua quase totalidade a Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário: