Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2020

“Zé do Burro” – de Piracicaba a Cannes

Por Edson Rontani Júnior, jornalista

Pode ter sido setembro. Ou também pode ter sido outubro. O ano é certeza: 1994. O local é o Sesc Piracicaba, quando foi convidado para uma palestra o ator e diretor Anselmo Duarte, dono de extenso currículo no cinema e na televisão. Cheguei a abordá-lo ao final da apresentação para falar sobre cinema, a sétima arte que entretém, inebria e cria cinéfilos como eu. Na mão, um pequeno gravador cassete para registrar tão nobres palavras do nosso maior cineasta premiado lá fora. Anselmo Duarte se envolve com a conversa, pois pergunto e cito seus filmes desde a Atlântida, passando pela Vera Cruz e culminando com o clássico “O Pagador de Promessas” (1962). Nesta conversa bem ao meu lado, de olhos arregalados por minha desenvoltura e conhecimento sobre o cinema, estava o radialista Jamil José Neto, primeiro presidente da rádio Educativa FM e locutor das principais emissoras de rádio da cidade.  

Desta noite primaveril tenho largas recordações: Anselmo Duarte estava ávido em conversar sobre cinema numa época em que as pessoas ainda voltavam aos poucos para o cinema depois de uma larga e brusca queda na bilheteria provocada pelo desaparecimento do público que se confinava em casa pelo home vídeo (o VHS). Não sei se ainda possuo esta conversa gravada.

Sei que ele procurava se esquivar de dar louros ao elenco de “O Pagador”, primeiro filme a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e único a vencer o Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França. Dava a clara impressão que o filme era dele, teve o sucesso que obteve por sua única e total dedicação, num ego inflamado como um galo que empina sua crista no galinheiro. Gloria Menezes, Dionísio Azevedo, Norma Bengell tiveram seus méritos no filme, mas muito pouco Anselmo comentou sobre eles.

Muito menos sobre Leonardo Villar, piracicabano de nascimento, e que interpretou o papel principal do “Pagador”, o Zé do Burro, que morre para pagar uma promessa a qual salvou seu burro Nicolau, e é impedido de entrar na igreja quando o padre Dionísio Azevedo sabe que ela foi feita em terreiro de umbanda.


Leonardo Villar e Glória Menezes


O filme em si é a personificação de Leonardo Villar, é a batuta do diretor Anselmo Duarte, é uma dedicação total do elenco assim, como tornou célebre a história de Dias Gomes adaptada pelo próprio diretor. Villar faleceu na sexta-feira passada, dia 3, e tornou-se um ilustre desconhecido em Piracicaba, onde nasceu em 25 de julho de 1924. Mas, até aí, tudo bem. Uma cidade tão efervescente culturalmente, e o avanço da tecnologia, não merece ser culpada por filhos como Villar, Francisco Milani, Léo Batista, Roberto Cabrini, Gilberto Barros, Caçulinha e muitos outros que conheceram a fama através da TV ou do cinema.

Leonildo Motta, seu nome real, trabalhou como alfaiate em nossa cidade e foi a São Paulo tentar sorte no teatro, partindo para o cinema e terminou a carreira na TV, atuando na Tupi e na Globo. Na Tupi fez a versão brasileiro do show “I love Lucy”, intitulado “Alô, Doçura”, ao lado de Cleyde Yáconis. Apareceu na telinha pela última vez em "Passione” (2010/11, na Globo).

“Pagador” teve uma série de controversas principalmente entre Anselmo e Dias Gomes. O autor da história dava um tom mais político nela. Na adaptação, Anselmo criou um roteiro com apelo cinematográfico. Entrou no meio da discussão o produtor Anibal Massaini e a distribuidora Cinedistri. Leonardo Villar foi considerado tímido demais para o papel principal e chegou a ser cotado para ser substituído por Mazzaropi. O filme deu no que deu. Em Cannes, esteve ao lado de Federico Fellini, Vittorio de Sica, Luis Bruñuel, Sidney Lumet, Agnès Varda e Michelangelo Antonioni. Passou a perna em todos. Foi o auge do cinema brasileiro. Se ganhou a Palma e concorreu ao Oscar, boa parte desta consagração deveu-se a Villar, o piracicabano que com seu burro foi até a Europa.

(Publicado na "Tribuna Piracicabana" e na "Gazeta de Piracicaba" em 07 de julho de 2020)

Um comentário:

Antonio M. L. Toledo disse...

Adorei a matéria. Não sabia que o Anselmo Duarte esteve no SESC em 1994.
Leonardo Villar foi um ilustre desconhecido em Piracicaba por culpa dele mesmo. Ainda bem jovem mudou com a família para São Paulo e aqui parece que nunca mais voltou.