Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Revolução de 1932 será lembrada através de lives

 

Erike Silva O Caçador de Histórias

 

Os 89 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorados em 9 de julho, feriado estadual, renderão uma série de atividades desenvolvidos ao longo deste mês. A principal delas será uma sequência de entrevistas pelas redes sociais que entrevistarão estudiosos e escritores sobre o levante armado que tinha intenção de depor o presidente da época Getúlio Vargas.

Os temas focarão na vida de piracicabanos que partiram para o fronte de batalha, em especial a região norte do estado de São Paulo, em cidades como Cruzeiro e Areias. O coordenador da atividade, Edson Rontani Júnior, jornalista e estudioso da época, diz que a intenção é propagar às novas gerações o ganho democrático proporcionado em 1932, que ocasionou uma nova constituição dois anos depois, garantindo condições ainda hoje usufruídas no Brasil como o habeas corpus, ensino gratuito e as bases da CLT (leis trabalhistas), além da dissociação dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

As transmissões ocorrerão nas redes sociais e começam neste sábado, às 10 horas, com entrevista cedida por Erike Silva, conhecido como “O Caçador de Histórias”. Morador de São José do Barreiro, região montanhosa, por onde existem registros do Batalhão Piracicabano. Foi nesta pequena cidade, com pouco mais de 4 mil habitantes, que foi dado o primeiro tiro da Revolução durante reconhecimento de área pelas tropas federais que se depararam com os voluntários paulistas.

No dia 10 de julho, o entrevistado será Rodrigo Guttemberg, que falará do papel histórico da revolução. Em 17 de julho, o entrevistado será Eric Apolinário, autor do livro “Inverno Escarlate” e no dia 24 o publicitário Ricardo Della Costa abordará assuntos inéditos sobre a Revolução através de seu livro “Revolução de 1932” publicado pela Panda Books.

As apresentações se encerram em 31 de julho com uma série de vídeos sobre os ícones de Piracicaba na Revolução Constitucionalista. As apresentações serão sempre às 10 horas, no Instagram (@antigapiracicaba), Facebook (@fotoeahistoria e @voluntariosdepiracicaba1932), YouTube (Antiga Piracicaba) e do blog fotoeahistoria.blogspot.com

Nenhum comentário: