Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Empresas que utilizam o Nhô Quim serão notificadas


Empresas que estão utilizando a imagem da mascote do E. C. XV de Novembro de Piracicaba passarão a ser notificadas em julho. A decisão foi tomada pela família de Edson Rontani, criador da personagem Nhô Quim, o caipira que representa o alvinegro local. Durante a fase final do Campeonato Paulista Série A-2, a personagem foi usado de forma indiscriminada e sem a devida autorização da viúva de Edson Rontani, Ivete D’abronzo Rontani, detentora principal dos direitos da criação artística. Após a conquista do torneio, o desenho passou a ser explorado comercialmente, incluindo a venda de camisetas.
A personagem não é de propriedade do município, muito menos do E. C. XV de Novembro e sim faz parte do espólio da família Rontani, como obra artística de caráter intelectual, protegido por direito natural válido por 70 anos após a morte do autor, que ocorreu em fevereiro de 1997.
A utilização da mascote infringe a lei dos direitos autorais inclusive por, em muitos casos, terem sidos utilizados originais de Edson Rontani, que, mesmo com a respectiva assinatura do autor, não receberam autorização de sua família.
Personagem – O Nhô Quim foi criado por Edson Rontani em 1948 quando o E. C. XV de Novembro chegou à elite do futebol paulista. Nos anos seguintes, sua divulgação era feita em murais situados em bares do centro de Piracicaba. Em 1952, o “Jornal de Piracicaba” publicou o primeiro registro da personagem, numa época em que era necessária a matriz de desenhos em clicheria, motivado pela ausência de máquinas off-set. Rontani deu vida ao Nhô Quim em charges semanais publicadas entre 1950 a 1996 em jornais (Jornal de Piracicaba e Diário de Piracicaba), revistas e outras publicações.

Nenhum comentário: