Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grupo Barão do Rio Branco



Grupo Escolar de Piracicaba foi a primeira denominação da Escola Barão do Rio Branco, situada no cruzamento da rua Governador Pedro de Toledo com a rua Ipiranga. A escola foi fundada em 13 de maio de 1897. Iniciei meus estudos lá, na primeira metade dos anos 1970, quando os principiantes ao estudo faziam o “primário”. Lá conheci o professor “Cridão” (Euclides Buzetto) e o diretor José Wander Parsia. Também foi onde formei as amizades que me seguiriam pelas décadas seguintes. Este registro fotográfico, de 1915, “expressa os preceitos da pedagogia moderna”, segundo publicidade da época. O prédio foi restaurado, sendo que inicialmente possuía dois andares e quatro grandes salões, além de nove salas para aulas. Naquele ano, eram 355 alunos matriculados, sob a direção de Adolpho Carvalho. (Edson Rontani Júnior)

2 comentários:

Xiko disse...

Meu caro Rontani, gema da terra. Parabéns pela postagem. Fiz o ginásio aí. Seu Pérsia, alto e imponente. Na frente do grupo na esquina a sorveteria q fazia a gente gastar o dinheiro do lanche com sorvetes. Bons tempos. Abco. Um fã.

Edson Rontani Júnior disse...

Xico, obrigado pelo comentário. Seu José Wander Pársia. Grande profissional. Foi diretor do Barão e do Jorge Coury na época em que estudei em ambos (anos 70).