Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Ilhas do Salto do Rio Piracicaba


A idéia de ocupar as ilhas vistas sobre o salto do Rio Piracicaba, entre a Ponte Irmãos Rebouças e as proximidades da Ponte Pênsil, é antiga. É velha a intenção de criar centros de lazer em pleno Rio Piracicaba. Porém, por várias vezes, a idéia é abandonada devido às cheias do rio e ao perigo de se chegar até estas ilhas, sem contar com o fervor da correnteza.

Na década de 1990, o prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame fez novo estudo para que as ilhas abrigassem lanchonetes e bares.

Porém, a idéia, pelo que se tem registrado através do livro "Manual da História Piracicabana", do professor Guilherme Vitti, já vinha de 1879, quando André Sachs instalou um parque de diversões numa das ilhas próxima à "Ponte do Mirante". Para isso pediu permissão na época à Câmara de Vereadores. Não existia o poder executivo, uma vez que ainda estávamos na monarquia. O único registro da Câmara de Vereadores não dá maiores detalhes. Sabe-se que o parque chamou a atenção dos piracicabanos no verão daquele ano.

Foto de autoria desconhecida - internet

Nenhum comentário: