Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Site homenageia 60 anos do Basquete do XV de Novembro de Piracicaba

O vereador Pedro Kawai e Pecente

A Associação de Basquetebol Masculino/Feminino XV de Piracicaba lançou oficialmente na noite de 30 de março de 2016, a Exposição Fotográfica Digital assinada pelo curador, professor e historiador Antonio Carlos Zinsly de Mattos que montou um belo arquivo histórico com textos e fotos inéditas dos 60 anos do basquetebol do XV e dos 110 anos da chegada do basquetebol em Piracicaba.

O evento foi realizado no Auditório da Uniodonto e contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, o Vereador Pedro Kawai, o Reitor da Unimep, Universidade Metodista de Piracicaba, o Professor Gustavo Jacques Dias Alvim, Maurício Petrocelli, responsável pelo Departamento de Marketing da Unimed Piracicaba, o Presidente da Uniodonto Piracicaba, Dr. Cláudio Roberto Zambello, o Presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Vitor Pires Venkovsky e de várias outras figuras ilustres da sociedade piracicabana e representantes de várias gerações do basquetebol do XV de Piracicaba.

Secretario Municipal de Esportes de Piracicaba, Johnny e Hilton Dupart Nascimento,

A diretoria da Associação presidida por Denismar Antonio de Jorge prestou homenagens a vários ex-atletas e ídolos que defenderam a história do alvinegro piracicabano em seis décadas de tradição esportiva. Os homenageados foram Pedro Vicente Fonseca, o Pecente, Rubens Leite do Canto Braga, Antonio Travaglini, Mindaugas Petras Grokala Gorauskas e Hilton Dupart Nascimento.

Em seu discurso durante a solenidade, Denismar agradeceu a oportunidade de ter a chance de homenagear os ex-atletas, pessoas de grande importância para a história do basquetebol do XV de Piracicaba. “Fico grato por ter sido em nossa gestão a realização de uma homenagem de tamanha grandeza.” – disse o presidente.

O curador da Exposição Digital, o professor e historiador Antonio Carlos Zinsly de Mattos destacou a satisfação em apresentar o registro histórico do basquetebol do XV com histórias e fotos produzidas a partir da vida, dedicadas a todos aqueles que a escrevem com dedicação e muito treino, isso tudo pertence ao povo. “O esporte está no meu sangue e faz parte da maior parte da minha própria história. Esses registros precisam ser divulgados para que nunca sejam esquecidos.” – enfatizou Zinsly.

A solenidade faz parte do calendário das comemorações pelos 60 anos do basquetebol XV de Piracicaba, completados no ano de 2015 e aos 110 anos de prática da modalidade em nosso município, comemorados em 2016.

A Exposição Digital
 
Idealizada pela Diretoria da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba e montada a partir do acervo do historiador e pesquisador, Professor Antonio Carlos Zinsly de Mattos que é o curador desta mostra digital, a entidade esportiva apresenta oficialmente a homepage www.expobasquetexv.com.br.

A página traz histórias que contam o início do basquetebol em Piracicaba, o surgimento da equipe do basquetebol XV de Piracicaba com suas glórias, títulos mundiais e sul-americanos e a importância do alvinegro no cenário esportivo mundial.

Através de fotos inéditas das equipes e atletas de várias épocas, a homepage é fonte indicada para pesquisa e leitura obrigatória aos apaixonados pelo esporte de nossa querida Noiva da Colina.


Nenhum comentário: