Páginas

domingo, 6 de agosto de 2017

60 anos do Museu Prudente de Moraes


   O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes comemora em agosto 60 anos de inauguração. 
   Há 60 anos, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abria suas portas à sociedade piracicabana. Em 1956, foi criada através de decreto estadual a rede de Museus Históricos e Pedagógicos no Estado de São Paulo. Inicialmente foram criados quatro Museus Históricos e Pedagógicos - Prudente de Moraes (Piracicaba), Campos Sales (Campinas), Rodrigues Alves (Guaratinguetá) e Washington Luís (Batatais), quatro Presidentes da República, republicanos e paulistas.
   Compreendido como políticas públicas do Governo Estadual em consonância com o Município, entre os anos de 1956 e 1973, foram criados dezenas de Museus Históricos e Pedagógicos no Estado com o propósito em atender aspirações da sociedade de uma época, ao mesmo tempo em que evidencia a construção do imaginário paulista, sobrevalorizando o Estado de São Paulo por meio da atuação de alguns políticos no cenário nacional. Nesse sentido, esses museus cultuariam o período republicano e destacariam a importância do Estado na História do Brasil. 
Em Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi inaugurado em 01 de agosto de 1957. Inicialmente funcionava em uma das salas da antiga casa de Prudente de Moraes junto com a Diretoria de Ensino; aos poucos, nos anos subsequentes ao funcionamento, foi ampliando suas exposições nos cômodos do edifício ao mesmo tempo em que a Diretoria de Ensino deixava o prédio para sede própria. Todo o acervo era exposto; inclusive o espaço do auditório era utilizado para expor os animais taxidermizados, fósseis e minerais; apenas na década de 1990, no entanto, houve um trabalho de remontagem das exposições, mas que ainda não permitiu a configuração deste espaço como um museu mais específico sobre Prudente de Moraes.
   Dois fatores estruturantes no processo museológico de instalação foram marcantes: primeiro, o espaço de implantação do Museu em edifício de valor histórico que tivesse relação direta com seu patrono e, segundo, equipe técnica que contou com professores da rede pública. “Como no período não havia equipe técnica disponível para atuar diretamente nesses espaços, o Estado organiza Curso de Museologia destinados a professores com o interesse em trabalhar a história dos patronos, da cidade e a relação destes com o Estado e o Brasil em parceria com Museus do Estado do Rio de Janeiro, em especial o Museu Nacional e o Museu Imperial”, conta a diretora Renata Gava. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi uma das instituições que abrigou este Curso de Museologia.
   A despeito de ser iniciativa promovida por uma política pública, os Museus Históricos e Pedagógicos somente existiram com a participação da população local doando os objetos que vieram a constituir seus acervos e pela participação dos professores da rede pública estadual de ensino, de onde se originou grande parte de seus gestores. 
De 1957 até 1992, quando de sua reestruturação, o MHP Prudente de Moraes se delineou aos preceitos instituídos pelo Estado, a qual desempenhou intensa atividade junto ao meio escolar com realização de concursos, elaboração de trabalhos escolares de biografia sobre seu patrono e histórico da cidade de Piracicaba e visitas de grupos escolares. Sua manutenção atendeu às necessidades pedagógicas requeridas, inclusive no período militar, consoantes com as propostas pedagógicas de cunho cívico. 
Com a reestruturação de 2009, a concepção museológica muda; voltado às ações socioculturais alinhado à museologia social, o espaço passou por amplo plano de ação de integração, valorização e requalificação com ações de reestruturação, restauro, recuperação e ampliação da estrutura física da antiga residência do Primeiro Presidente Civil da República, adequação do espaço museológico, requalificação museográfica e museológica. 
Em 2010, teve o início do processo de municipalização do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, não concluso até o presente momento, tendo passado ao município a gestão do espaço e o uso e apropriação, em comodato, do edifício tombado faltando apenas a posse do acervo que se encontra em processo final.
   Ao longo dos 60 anos de atuação, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes passou por transformação física, política e sócio-cultural e atualmente enfrenta o desafio de se adequar à dinâmica da sociedade contemporânea buscando estabelecer relação entre público e museu a fim de atender às perspectivas de uma comunidade mais ativa habituada a várias linguagens, símbolos e fontes de informações. 

Nenhum comentário: