Páginas

domingo, 24 de março de 2019

Oratório São Mário


O Oratório São Mário foi fundado em 9 de dezembro de 1962, com terreno doado aos salesianos pelo empresário Mário Dedini, por estar preocupado com as crianças e jovens carentes do bairro Vila Rezende.  Com o objetivo de atender a este público, a instituição iniciou suas ações.

Entre 1962 a 1963, os frequentadores do Oratório eram exclusivamente meninos, Somente em 1969 teve início a participação de aproximadamente 100 meninas, na Creche São Vicente.

Até 1986, o Oratório São Mário era um espaço que proporcionava formação humana e religiosa. Ao longo dos anos foram criados cursos para auxiliar os jovens na busca por uma profissão, entre eles: de datilografia, venda de sorvete, horticultura e jardinagem, noções de eletricidade entre outros. Além dos cursos, havia o acompanhamento social, escolar, psicológico e terapêutico dos oratorianos, com expressiva participação até 1994.

Assim, em janeiro de 1994 foi oficialmente aprovada a abertura de uma escola formal, o Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário, com quatro séries do ensino fundamental para atender este mesmo público em período integral, sendo meio período na escola e no contra período participando dos projetos do Oratório.

Em janeiro de 2006, foi solicitada a suspensão temporária do Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário e, no período de 2006 a 2011, as atividades desenvolvidas restringiram-se ao Provim - Projeto Vida Melhor - serviço socioeducativo para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Para adolescentes entre 15 e 16 anos era oferecido o curso de Qualificação Profissional.

Em 2011, surge novamente a preocupação em oferecer o atendimento educacional de qualidade no contra turno dos projetos desenvolvidos pelo Oratório. Em 2012 o Colégio reinicia seus trabalhos, oferecendo os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.(do site Colégio Dom Bosco Piracicaba)


Nenhum comentário: