Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

TV Piracicaba – canal 26: a primeira emissora do interior paulista

 Por Marcelo Bandeira

Você sabia que Piracicaba foi uma das cidades que possuiu a primeira emissora de televisão do interior do Estado de São Paulo? O pioneirismo se deu em 1953, quando a família Guidotti, por intermédio de João, José, Rubens e Ronald, adquiriu a concessão do canal 26 UHF, três anos após a inauguração da TV Difusora de São Paulo (PRF-3), ou simplesmente, TV Tupi, em 18 de setembro de 1950 pelo precursor Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. O estúdio foi montado na rua São José, 835, e a torre de transmissão erguida na rua Fernando Lopes, no bairro Pauliceia, onde funcionou por muito tempo a torre de transmissão da rádio “A Voz Agrícola do Brasil AM (580 KHz)”, hoje “Rádio Jovem Pan News AM (910 KHz)”.  Esse local foi sede, também, da Rádio Alvorada FM (97,1 MHz), inaugurada em 1982, hoje Rádio 97 FM, emissora de frequência modulada arrendada atualmente à Igreja Universal do Reino de Deus. Na década de 1990 essa torre de transmissão, que abrigou o sistema irradiante de emissoras de rádio e TV, foi desmontada para dar lugar ao residencial Guaracy, um conjunto de prédios construído no local.

Mas, voltando para a televisão, a TV Piracicaba – canal 26, apresentava na sua grade de programação, seriados e filmes do famoso canal 07 (TV Record de São Paulo). Os saudosos Ary Pedroso e Rubens Lemaire de Moraes eram os apresentadores de algumas das atrações veiculadas, além da participação do, também, radialista Idalício Castelani, que posteriormente viria a apresentar, na Difusora FM (102,3 MHz), os inesquecíveis programas “Porque Hoje é Domingo” e “Sertanejo Cinco Estrelas”. Integraram a equipe da pioneira: Ariovaldo Albuquerque e Arildo José como câmeras-man, João Guardia, Eduardo Paparotto Filho e Silvio Takara nas funções de técnico de manutenção, além de outros nomes da imprensa e dos meios de comunicação.

Os jogos do XV de Novembro e os bailes do Clube Coronel Barbosa, à época os mais requintados da cidade, também eram destaques na telinha do canal 26. A queda do edifício Comurba, ocorrida em 1964, na praça José Bonifácio, foi alvo de cobertura da TV Piracicaba, que operava das 13h30 às 17h e, à noite, das 22h às 2h.

Fim

A primeira emissora de televisão piracicabana funcionou de 1953 a 1972, porém o custo de manutenção dos transformadores e transmissores era alto e não havia patrocinadores interessados em anunciar, muito menos um departamento comercial formado. Os profissionais que se dedicavam à emissora trabalhavam como voluntários, ou quando não, pagavam para estar na TV. Diante dos problemas financeiros e a falta de apoiadores, a família Guidotti decidiu encerrar as transmissões, na década de 1970, deixando um vazio em Piracicaba.

O município só passou a contar, novamente, com uma emissora de televisão genuína na década de 1990, quando foi inaugurada a TV Beira Rio, tendo como sede algumas salas de um edifício comercial localizado nas imediações do Shopping Piracicaba. Atualmente a emissora está no ar na frequência digital de 26.1 UHF e com o nome de TV Ativa.

A última emissora a entrar no ar em sinal aberto em Piracicaba foi a TV Câmara – emissora da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O início, nos anos 2000, se deu por meio de transmissão a cabo, ou seja, somente quem tinha um pacote de TV por assinatura da NET poderia ter acesso ao conteúdo da TV Legislativa. Em 2013 a Agência Nacional de Telecomunicações autorizou para o munícipio a concessão do canal 60.4 UHF à TV Câmara, que atualmente opera na frequência 11.3 UHF.

A TV Jornal de Limeira (SP) (40.1 UHF) e a TV Opinião de Araras (SP) (41.1 UHF) também têm retransmissoras em Piracicaba, sendo que apresentam em suas programações algumas notícias do munícipio.

Atualizado em 12/01/2021.

Marcelo Bandeira é jornalista.


Nenhum comentário: