Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Atiradores e o TG 02-028


O Tiro de Guerra 02-028, situado em Piracicaba, completa em 2010 seus 65 anos de atividades. Braço do Exército Brasileiro na cidade, formou milhares de jovens no serviço militar e estreirou a amizade de muitos. Dados oficiais demonstram que 20 mil homens receberam o título de reservista na cidade. Os Tiros de Guerra surgiram em 1902 em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, quando surgiu uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares. Com o apoio das prefeituras, tem um papel essencial na formação de reservistas. O objetivo dos TG é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. Dos TGs surgem longas amizades, como a presenciada no domingo passado durante a missa das 11 horas na Igreja do Frades, organizada por atiradores das turmas de 1986 e 1990 que trouxeram a cidade, após quase 20 anos, a pessoa do sargento Rizatto (hoje tenente reformado), um dos instrutores do TG 02-028 na segunda metade dos anos 80. Na foto, os atiradores, muitos se reencontrando após quase 25 anos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Edson!!!!
Parabéns pela matéria!!!
Obrigado.
Marcio Lopes

Edson Rontani Júnior disse...

Obrigado ! Ajude meu blog que suas recordações. São sempre bem-vindas !

Mauro Luiz Senra Fernandes disse...

Olá Meus Companheiros Piracicabanos!
Sou mineiro (Além Paraíba MG) e em minha adolescência morei em Piraciaba e fiz o Tiro de Guerra aí nessa linda cidade - por volta de 1979. Morava com meus tios na Vila Independência - Rua do Trabalho (perto da ESALQ), minha inesquecível tia era a saudosa Dra. Maria Helena Senra da Rocha e seu esposo o Dr. Rubens Arruda Rocha (ambos medicos aí).
Foi uma época difícil para mim, distante do sertão de Minas não era fácil, mas o companheirismo do Tiro e o do Sargento Noedi - muito amigo de seus soldados.
Valeu Infantes!!!

Edson Rontani Júnior disse...

Mauro, obrigado por sua manifestação. O instrutor Noedir pelo que sei ainda está na ativa.

Anônimo disse...

Boa Tarde Edson Rontani e Leitores.
Sou da Turma de 1986, iniciei o treinamento com o pessoal de manha e logo mudei para a turma da noite.
Infelizmente só fiquei sabendo do encontro depois que aconteceu.Uma pena ter peerdido a oprotunidade de encontrar os amigos, de vez em quando encontro um e outro por ai! Mas espero que programem outros encontro.
Atirador Albertini ( Moranguinho )

Barbedo disse...

Olá Edson, sou o atirador Barbedo(013), infelizmente só hoje lí seus comentários, gostaria de ficar sabendo quando houver nova reunião.
albertobarbedo@yahoo.com.br
Obs:parabéns por relembrar os velhos tempos.

Unknown disse...

Só soube depois desse feito.
Haverá outro?
Bateu um saudosismo.
Abraços a todos

Edson Rontani Júnior disse...

Foltram - foi decidido de repente aproveitando a visita do Sargento Rizato. Para o futuro ... sem previsão.

Anônimo disse...

Fiz com 2 pessoas nessa foto