Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Johnny Mathis em Piracicaba



Um dos principais artistas da CBS, gravadora do Columbia Brodcasting, Johnny Mathis continua na ativa. Tornou-se cantor por incentivo do pai que o colocou no coral da igreja e no estilo gospel desfilou sua voz considerada uma das melhores junto a Engelberg Humperdinck, Tom Jones, Andy Williams, Al Martino e tantos outros que sempre ficaram abaixo de Frank Sinatra, este sim considerado como “The Voice”. Lançou seu primeiro disco em 1956 e foi acompanhado pelas orquestras de Ray Conniff e Percy Faith. “My Love For You” e “It’s Not For Me to Say” foram seus primeiros sucessos e, talvez, os únicos originais, pois nos anos 60 e 70 passou a regravar sucessos de outros autores. É um ícone do easy listening principalmente pelo tom nada agressivo. Este cantor, cuja discografia hoje pertence à Sony, pisou em Piracicaba, no início dos anos 70, e conforme registro fotográfico, atraiu multidões ao Clube Coronel Barbosa. Mathis hoje é um artista esquecido, preferido pelo público que está na casa dos 60 anos. Já foi cantor de canções que embalaram os mocinhos, mas eternamente terá garantido seu espaço no hall da fama. (Edson Rontani Júnior – http://fotoeahistoria.blogspot.com)


14 comentários:

marcilio tabosa viana disse...

Adorei o blog, principalmente pelo caráter histórico que dá à matéria, mas gostaria de fazer algumas observações, se me permitem:
1)Nenhum dos cantores listados na matéria, estão abaixo de Sinatra,seria uma visão reducionista afirmar isso!Sabemos que Sinatra tem um estilo inconfundível, como os demais também o tem!A diferença entre The voice e os outros artistas é simlesmente de estilo e na maneira da interepretação!
2)Mathis pode estar eesquecido no Brasil,mas um artista ser esquecido no Brasil não é nenhum demérito para nenhum deles:Consultem os sites internacionais e vejam se Mathis anda esquecido, duvido!

Edson Rontani Júnior disse...

Obrigado por seu comentário
1 - Andy Williams, Engelbert Humperdinck, Tom Jones, Jack Jones e muitos outros seguem a linha de Sinatra. Cada um é possuidor de um estilo. Quando citei Sinatra como The Voice, quis dizer que ele tem mais status e mais venda que os outros. Basta perguntar para qualquer pessoa se ela já ouviu falar em Sinatra. Depois pergunte sobre Humperidinck ...
2 - Duvido que exista alguma emissora convencional que toque Johnny Mathis hoje em dia. Sei de sua importância. Sou fã dele. Tenho todos os LPs. Mas é um artista de outrora que infelizmente no Brasil foi preterido pelos pagodes e sertanejas ...

Lisete Salomao disse...

Concordo com vc. Aqui preferem dar valor para esse pagodeiros e sertanjos. Nos estados Unidos JM tem uma agenda de uma média de dois concertos por mes perfazendo um montante de 36 a 40 por ano, o que para um cantor de 76 anos de idade e 56 de carreira é um múmero bem significativo e com os lugares quase sempre esgotados.

Julio Cesar Galli disse...

Linda recordacao !!! Eu e minha esposa nos conhecemos exatamente neste baile em que o cantor se apresentou no clube Coronel Barbosa , em 1970 !!! Ainda curtimos muito as suas canções ...

Anônimo disse...

HOJE ( NO CASO DE SUPOSTAS CANTORAS ),PRÁ VENDER DISCOS OU " FAZER SUCESSO" ELAS TEM QUE - LITERALMENTE " REBOLAR E MOSTRAR A BUNDA . . .ORA, QUE EU SAIBA , CANTAR É MOSTRAR - A VOZ !!! - SE BUNDAS " CANTAM " , TÁ PROVADO QUE O BRASILEIRO SÓ OUVE " PEIDOS " !!!!!

Ana Zamaro disse...

Parabéns por Piracicaba ter recebido Johnny Mathis e ter este fato em sua memória cultural!
Eu os admiro!

Unknown disse...

Sinceramente, não acho que Johnny Mathis esteja num patamar inferior a Frank Sinatra. Cada qual tem suas peculiaridades, porém, compará-los seria, no mínimo, falta de bom-senso e conhecimento na arte!
Qto. ao fato de estar esquecido aqui no Brasil, é óbvio, né? Afinal, Mathis foi o cantor que embalou a geração dos anos 50, e muita gente nova veio depois. Mas, para seus fãs, ele nunca será esquecido!

Itamar Carrijo disse...

Johnny Mathis vendeu mais de 350 milhões de discos no mundo inteiro, possui o record de permanência na lista dos 10 mais da Billboard, seu disco Greatest Hits ficou cerca de 10 anos na lista.
Johnny gravou mais de 1000 músicas, é um legado fantástico! Para mim, sem dúvida, o melhor do mundo. Ele ainda está ativo, aos 80 anos de idade e lotando todos os shows.

Parabéns, Piracicaba

Unknown disse...

Tenho 65anos e não me lembro de terouvido alguma voz tão maravilhosa quanto jm eu comparo com com Agnaldo Raios eu os adoro gostaria deestar em piracicaba para ter a honrra de ver obrigado

herivelto disse...

Sou fã do Jonny Mathis, não importa a idade.

Unknown disse...

Sou apaixonada por essa belíssima voz de ouro ,para o meu gosto o melhor ontem hoje e sempre

Itamar Carrijo disse...

Parabens pelo comentario, nao o tinha visto antes. Sou um grande fan, já assisti ao vivo no Brasil e nos USA, é o melhor cantor que já existiu no mundo. Ele, com 84 anos ainda tem uma agenda de shows lotada! Como alguem pode dizer que está esquecido?

Unknown disse...

Tenho 58 anos, e tenho grande admiração pelas músicas cantadas por este cantor.

Unknown disse...

Estamos no dia 04 de setembro de 1971,sábado Johnny Mathis saiu de São Paulo,do hotel othon palace as 14 horas chegando por volta das 16 horas.
no sitio do empresario de limeira,sr salibe,famoso na regiao,que
ficava a uma distancia aproximada de uns 30 km de Piracicaba
e ficou descansando até as 21 horas quando fora para o show no teatro
sao pedro.
O empresario dele joao antonio lotfi forçou a organizaçao do evento a quebrar
o muro da praça principal para ter acesso discreto pela lateral do teatro
com a privacidade que o artista merecia.
As pessoas estavam em trajes de gala,o show fora contratado por 2 clubes da cidade e foi deficitario graças ao seu alto valor.
Foram 50 minutos de show com destaque para o sucesso -love story que estava na primeira posiçao no hit parade do brasil na epoca.
apos o show JM rumou para mogi guaçu para mais um show agora no ceramica clube
Nunca mais um artista deste quilate,na epoca terceiro no ranking mundial perdendo só para sinatra e elvis voltara a cantar no interior do pais..
foi uma situaçao que só a epoca poderia produzir...
Foi uma noite epica para o teatro sao pedro e para cidade...
meritos para os 2 clubes da cidade um deles o coronel barbosa e o outro não me recordo hoje...