Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estou processando o XV de Piracicaba ... e nem sabia disso !

Estou processando o E. C. XV de Novembro ... e eu nem sabia disso. Queria deixar claro que existe uma diferença entre notificar e processar ...

O Nhô Quim conhecido nacionalmente como mascote do XV de Piracicaba, virou motivo de embate entre o clube piracicabano e a família Rontani. O motivo foi um email enviado pela ERJ Comunicação, em nome de Edson Rontani Junior, filho do desenhista e artista plástico Edson Rontani, sobre a utilização indiscriminada do mascote.


Leia mais ...

6 comentários:

Armando disse...

COm todo respeito se tirar a camisa do XV do "seu" Nho Quim ele morre...!! quem da vida ao personagem é o XV!! Então meu caro, vc está agindo contra a memória de seu pai!! O mascote virou de dominio publico.. vide lei pelé!! enfim não questiono a legitimidade de seu pedido.. mas q ela vai enterrar o Nho QUim vai.!!

Espero que a familia Rontani percebe o absurdo que esta fazendo.

NO mais sucesso!! e mais juizo!

Edson Rontani Júnior disse...

Armando tudo bem ?
Grato pela sua participação.
O que o pessoal não está entendendo é que a matéria diz respeito ao que foi publicado ontem na Tribuna Piracicabana pelo jornalista Fernando Galvão. Como matéria assinada, ela reporta o ponto de vista deste profissional.
Não sei se vc. leu minha postagem anterior na qual escrevi que estaremos notificando as empresas que usam o nhô quim. em momento cito especificamente que será o XV. O repórter, que também trabalha na Rádio Difusora AM, é quem instigou o Luis Beltrame, presidente do XV sobre "processo", "notificação extrajudicial" ou "proibição".
Imprensa não é fácil. E olhe que disso eu entendo pois trabalho com jornalismo desde 1979.
Creio que o XV deva ser meu parceiro para fazermos ações conjuntas. Eles têm o time e nós temos os desenhos. Vamos explorar esta paixão juntos. O que vc. acha ? Espero que o XV esteja de acordo. O que não concordo é a reprodução do Nhô Quim original de meu pai sem autorização com outras empresas fizeram durante a vitória do nosso querido alvinegro. Empresas estas que qualquer um pode ver nos jornais da cidade durante a cobertura da tão comemorada vitória. E outras que não aparecem na mídia mas vendem canecas, bonés, camisetas ... A "birra" seria com elas para evitar abusos no futuro. Já imaginou o XV líder do Paulistão em 2012 e outra empresa explorar nosso patrimônio local ?
Leia a postagem anterior. Veja se eu falo do XV, além de citar que o personagem não é do XV. Uma coisa é a marca nhô quim outra coisa é o desenho feito por um artista.
Aproveitando ... você sabe me indicar qual parágrafo da Lei Pelé fala disso ?
Uma coisa é a Lei Pelé de Incentivo aos Esportes outra coisa é a Lei de Propriedade Intelectual e Diretos Autorais. O que está havendo e nisso eu bato duro é a reprodução do desenho de autoria célebre independente de ser o "nhô quim", uma árvores, uma pedra o que fosse. Se ela tem a assinatura de um artista ... tem autoria. Concorda ?

Paulo Jr disse...

Junior,

Concordo com o Armando quando ele diz que o Nho Quim criado pelo grande Edson Rontani morrerá, caso tenhamos que parar de usar a imagem do caipira criado por ele.

Hoje é o simbolo do XV, porém não é oficial. O caipira foi criado e o Nho Quim de Edson Rontani foi baseado neste símbolo. O XV tem um mascote cujo físico se assemelha aos traços reeditados por vosso pai.

Tenho um blog sobre o XV que utilizava a imagem do Nho Quim de Edson Rontani e já retirei do ar esta imagem.

Se você tem mesmo um apreço pela memória de seu pai. Peço que deixe-a viver para o fim que foi criado.

Atenciosamente,

Paulo R Silva Junior
Administrador do blog
NHOQUIM.WORDPRESS.COM

Edson Rontani Júnior disse...

Paulo
Cê tá bão ?
Na verdade não sei da onde surgiu isso que considero um "boato". se foi de alguma emissora de rádio, de um jornal ... sei que estão interpretando errado o que foi falado. ninguém está proibindo nada, pelo contrário, queremos continua motivando ... Não sei se vc. leu esta postagem http://fotoeahistoria.blogspot.com/2011/07/discussao-nao-e-quem-pertence-o-nho.html . Considere-a pois esta é a realidade e nada do que estão falando em facebook, twitter, orkut tem veracidade.

nhoquim disse...

Olá Edson,

Com a autorização dada, recoloquei o Nho Quim no site, está no cabeçalho, caso queira conferir, acesse o blog.

Como devo ser justo e imparcial, adicionei sua resposta no blog também, confira lá.

Obrigado,

Paulo JR

Edson Rontani Júnior disse...

obrigado. continue incentivando o XV, alma de Piracicaba !!!