Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grupo Barão do Rio Branco



Grupo Escolar de Piracicaba foi a primeira denominação da Escola Barão do Rio Branco, situada no cruzamento da rua Governador Pedro de Toledo com a rua Ipiranga. A escola foi fundada em 13 de maio de 1897. Iniciei meus estudos lá, na primeira metade dos anos 1970, quando os principiantes ao estudo faziam o “primário”. Lá conheci o professor “Cridão” (Euclides Buzetto) e o diretor José Wander Parsia. Também foi onde formei as amizades que me seguiriam pelas décadas seguintes. Este registro fotográfico, de 1915, “expressa os preceitos da pedagogia moderna”, segundo publicidade da época. O prédio foi restaurado, sendo que inicialmente possuía dois andares e quatro grandes salões, além de nove salas para aulas. Naquele ano, eram 355 alunos matriculados, sob a direção de Adolpho Carvalho. (Edson Rontani Júnior)

9 comentários:

Xiko disse...

Meu caro Rontani, gema da terra. Parabéns pela postagem. Fiz o ginásio aí. Seu Pérsia, alto e imponente. Na frente do grupo na esquina a sorveteria q fazia a gente gastar o dinheiro do lanche com sorvetes. Bons tempos. Abco. Um fã.

Edson Rontani Júnior disse...

Xico, obrigado pelo comentário. Seu José Wander Pársia. Grande profissional. Foi diretor do Barão e do Jorge Coury na época em que estudei em ambos (anos 70).

Ivens Luis disse...

|Olá, eu estudei no Barão entre 72 e 78. Onde posso conseguir nomes dos professores daquela época? Que eu me lembre o inspetor não era o Cridão? Abraço.

Edson Rontani Júnior disse...

Ivens, obrigado pelo seu contato. Sim. O Cridão era inspetor. Foi eleito vereador anos atrás em Piracicaba, tendo falecido recentemente. A busca pelos nomes é uma tarefa árdua. Creio que apenas diretamente na escola possam lhe fornecer os dados solicitados.

Douglas Castilho disse...

No Barão estudei na 2° série em 1975. Depois da 3° a 7° série no Jorge Coury entre 1976 e 1980, com o Prof. Parsia como diretor. Toda vez que tem Copa do Mundo lembro dele, pois em 1978 ele comprou uma TV a cores para os alunos assistirem, com o dinheiro da APM. Faz muito tempo isso...

Celio disse...

Entrei em 70 : diretor prof. José Wander Pársia , primeiro ano professora Abigail, segundo ano professora Diná , terceiro ano professor Luís , e quarto ano professora Aparecida .... Bedel nosso saudoso Cridão , Sr Euclides , e na rua o policial Sr Luciano , que parava o trânsito da Governador para atravessarmos 😀

Celio disse...

Edson , grande abraço a seu irmão Eron , fomos colegas por muito tempo 🤗

Unknown disse...

Oi estou observando esses comentários, E me interessou, estude nessa época,minha professora foi a Dona Elza Romano, passei pelo diretor Mário shiorili e Wander Pársia.e também o Sr. Euclides, pessoas que eu nunca mais vídeo. Foi Clóvis Fillete, Valéria Visioli,que morava perto da Assunção.bons tempos.eu sou Alexandre NEVES e minha irmã que também estudou Maria Cristina NEVES.se alguém se lembrar de mim, meu email é aneves.cclq@usp.br. obrigado

Unknown disse...

Estudei nessa época, 72 a 80, professores que lembro, Sr. SALLES,Sr Cacheta, Dona Salua de inglês, e de educação física Sr. Olavo de Arruda Melo, e também adorava o hino do barão, hoje quase ninguém conhece, saudades, sou Wellington, e a professora do primário foi Dona Ana Mattos.