Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Dicionário de Piracicabanos - Samuel Pfromm Netto


Lançado em 2013, o livro DICIONÁRIO DE PIRACICABANOS, de Samuel Prfomm Netto está disponível para leitura no site do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Importante publicação histórica, o livro relata centenas de pessoas que contribuíram para a instalação e avanço de Piracicaba. 

Piracicabano de nascimento, psicólogo, pedagogo, historiador e jornalista, Samuel Pfromm Netto foi professor da USP, onde realizou cursos de bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado, tendo feito estudos pós-graduados nos EUA, na Europa e no Japão. Foi o responsável pelo dicionário, assim como pelas pesquisas que a sua elaboração demandou, recorrendo à instituições e bibliotecas especializadas.

O jornalista pertenceu a diversas academias e entidades de caráter cultural e científico, entre os quais os Institutos Históricos de São Paulo e de Piracicaba, a Academia Paulista de História, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, o Conselho Técnico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a Academia Paulista de Psicologia, a Academia Paulista de Educação e outras instituições.

No dicionário o jornalista focalizou os mais destacados cidadãos que deixaram marcas em Piracicaba, com atuação na política, indústria, comércio, serviços, cultura, educação, economia, artes, ciência e tecnologia, esportes e mídia, que igualmente se notabilizaram, sendo que muitos deles, no Brasil e no exterior.

Nas páginas do dicionário desfilam nomes de famílias e de pessoas que ajudaram a construir a pujança de Piracicaba em seus quase 250 anos de existência. Naturais do lugar, vindo de regiões distantes ou de outros países, são intelectuais, lideranças políticas, civis e religiosas, autoridades, professores, artistas, desportistas, empreendedores, profissionais liberais, mais também gente simples do povo, que enriqueceram com seu trabalho e com suas vidas as terras piracicabana e à história local.

O professor Samuel Pfromm Netto faleceu em 17 de novembro de 2012.

Nenhum comentário: